Entenda o que são Radicais Livres e como eles destroem a sua pele

O QUE SÃO OS RADICAIS LIVRES?

Muitas pessoas questionam o que exatamente são os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis, quando existentes em excesso. Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras já existentes na pele. Tudo certo até aí, né?

Só que essas enzimas neutralizantes em questão diminuem a partir dos 18 anos. Além disso, fontes externas (radiação solar, poluição, hábitos nocivos…) podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências nada agradáveis, como o envelhecimento precoce da nossa pele, pigmentação e, em alguns casos específicos, melanoma (câncer).

Mas como os radicais livres contribuem para o envelhecimento da nossa pele? Eu te explico: eles provocam, por exemplo, um aumento na destruição das fibras de colágeno e elastina da nossa pele.

A ESTRUTURA DA PELE

O problema é que são justamente essas moléculas que mantém a nossa pele firme, lisinha e sem rugas. Seria assim… A gente pode imaginar que se a nossa pele fosse uma casa, o colágeno seria os tijolos e a elastina seria cimento.

E o que acontece quando tiramos o cimento e os tijolos de uma casa? Isso mesmo, ela cai! O mesmo acontece com a pele quando o meio ambiente destrói o seu colágeno e a sua elastina, sem essas moléculas que mantém a nossa pele firme e no lugar, surge o pé de galinha, o bigode chinês, ou seja, tudo começa a desmoronar. E junto leva a sua autoestima.

De fato, grande parte da perda de colágeno e elastina são causadas por fatores ambientais e hábitos nocivos, e por isso o protetor solar é tão importante.

Até mesmo o ar que respiramos nos envelhece. Isso é tão verdade e eu posso te provar. Basta você ir até a cozinha e cortar uma maçã ao meio, veja o que acontece com ela, em pouco tempo ela vai ficar marrom e manchada. Isso porque o contato com o oxigênio do ar, produz radicais livres que a degradam. É exatamente a mesma coisa que acontece com a nossa pele.

E isso causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres são uns dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Por isso, os antioxidantes são tão importantes, pois a função deles é neutralizar os radicais livres prevenindo e tratando o envelhecimento precoce da pele.

O que são Radicais Livres

ANTIOXIDANTES

Não é novidade para ninguém que um dos melhores antioxidantes para a pele é a VITAMINA C. Hoje no mercado existem inúmeras variações de Vitamina C. O problema disso é que muitas marcas tem vendido produtos que não chegam ao seu potencial máximo de benefícios, e, muitas vezes, nem possuem poder antioxidante mais.

Sabemos que uma das Vitaminas C mais utilizadas pelas marcas é a pura que é o ácido ascórbico na sua forma natural, como é encontrado na natureza. É a mais potente e eficaz quando comparada a qualquer vitamina c derivada. Porém trata-se de uma molécula muito reativa e instável na presença de luz, água e calor. Sua natureza antioxidante em contato com esses agentes, ainda no frasco, produz uma reação de oxidação que facilmente pode perder suas propriedades antes de atuar na pele.

Por ser uma molécula ácida, também tem um potencial irritativo para algumas peles mais sensíveis.

Grandes marcas que utilizam a vitamina C pura não obtém sucesso ao estabilizá-la e nesse caso o produto perdeu sua eficácia antes de chegar na pele. É como se você estivesse passando água no seu rosto. E uma água bem cara, por sinal.

E aí que entra a grande sacada das últimas pesquisas: A Vitamina C na forma Nanoencapsulada.

VITAMINA C NANOENCAPSULADA

Embora o termo seja um pouquinho complicado, a ideia por trás dessa recente tecnologia é facilitar e permitir uma maior eficácia dos produtos cosméticos. Então vamos lá… A nanotecnologia é composta pelas nanocápsulas, que são partículas extremamente pequenas responsáveis por carregar a Vitamina C.
Essas partículas pequenininhas são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando então os efeitos dos produtos. Além de ter inúmeros outros benefícios como garantir a estabilidade do ativo e de quebra ampliar sua validade.

Elas são moléculas de vitamina C alteradas que ficam protegidas da oxidação em cápsulas muito pequenas enquanto o produto está no frasco, passando a ter efeito apenas quando aplicadas na pele. Dessa forma, a vitamina C se mantém mais resistente, oferecendo uma liberação gradual e ação prolongada. Assim sua pele estará recebendo todos os benefícios que esse ativo pode te proporcionar.

Por isso a nanotecnologia é a grande sacada desse processo!

Como já citei, a Vitamina C, devido a sua ação antioxidante, consegue combater os radicais livres na pele, fazendo que as nossas células funcionem melhor e evitando o processo de aceleração do envelhecimento. Além disso, essa função apresenta como resultado maior luminosidade, uniformização, clareamento da pele e estímulo da síntese colágeno. Sem contar também nas inúmeras evidências de que a vitamina C auxilia na proteção solar. Por isso ela é super indicada para uso diurno, antes do filtro solar.

PODE USAR VITAMINA C COM OUTROS ATIVOS?

A resposta é sim! Um dos diferenciais no tratamento com Vitamina C é associar a substância com outros ativos, como o Ácido Hialurônico, Retinol entre outros. Aliando a Vitamina C aos produtos certos, garantimos um melhor resultado deixando a pele ainda mais bonita

Pensando em todos esses pontos para uma VITAMINA C IDEAL desenvolvemos um Serum com a TECNOLOGIA das NANOCÁPSULAS que penetram nas camadas mais profundas da pele e ainda protegem os ativos da oxidação. Dessa forma essa associação permite excelentes resultados em menor tempo.

Um ponto importante é a associação da Vitamina C com outros ativos como o Retinol, que é um derivado da vitamina A e ajuda na renovação da pele, no aumento da produção das fibras de colágeno e elastina, e na prevenção dos sinais do envelhecimento precoce – como rugas e flacidez. Você sabia que esse ativo pode ser potencializado pela vitamina C? 

E dessa combinação perfeita, a Soushine desenvolveu um produto após muitos estudos, o RETINOL BOOSTER em associação com Vitamina C 15% Nanoencapsulada (alta porcentagem) e também em combinação com Ácido Hialurônico que é um dos ativos mais utilizados nos dermocosméticos, devido a sua capacidade preenchedora e hidratante, auxiliando na diminuição de rugas e hidratando a pele sem deixar oleosa. Também contamos com o Óleo de Rosa Mosqueta, que é um clássico na cosmetologia por ser um excelente cicatrizante e possuir propriedades anti-inflamatórias para potencializar ainda mais os benefícios na sua pele.

Retinol Booster

Clique em saiba mais e conheça esse serum incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *