Colágeno para a pele: Quais os benefícios e o que você precisa saber.

Colágeno para a pele

Você já conhece os benefícios do colágeno para a pele? Hoje em dia, você não pode navegar pelo mundo da saúde e beleza sem ver a palavra “colágeno” presente em quase todos os produtos imagináveis. Cada produto pretende preservar, aumentar ou restaurar a sua produção.

Isso pelo fato do colágeno ser um aliado na prevenção do envelhecimento. Ele é responsável pela elasticidade da pele e por manter sua firmeza.

molécula de colágeno

O que é colágeno – e de onde ele vem?

Elemento natural da pele, o colágeno é um peptídeo proteico que compreende 30% da massa total de proteínas do nosso corpo. 

Além de ser encontrado na pele, ele também está presente nos tendões, cartilagens, ligamentos e revestimentos de ossos e vasos sanguíneos, e permite que o corpo e a pele mantenham sua forma e resistam aos desgastes do envelhecimento.

Os diferentes tipos de colágeno


Devido à sua natureza fibrosa, o colágeno é frequentemente referido como o “andaime” do corpo, sustentando e conectando tecidos e órgãos internos. Pense nisso como a cola que mantém tudo unido. Existem 28 tipos de colágeno, sendo os tipos I, II e III os mais comuns.

O tipo I é a forma mais comum de colágeno no corpo. Ele forma a estrutura da pele, ossos, órgãos e tendões. (Devido ao seu papel no suporte da pele, este é frequentemente o tipo de colágeno que você desejará procurar em produtos de beleza.)

O colágeno tipo II é um bloco de construção da cartilagem, o tecido conjuntivo flexível encontrado nas articulações. A pesquisa sugere que o colágeno tipo II pode ser útil na redução da dor nas articulações.

O colágeno tipo III é encontrado em vários órgãos (como os pulmões), bem como na pele. É geralmente encontrado ao lado do colágeno tipo I e o ajuda a realizar seu trabalho de suporte da pele, ossos e muito mais.

colágeno para a pele

Como o colágeno se decompõe?

Infelizmente, nosso corpo inevitavelmente perde colágeno com o tempo. A partir dos 25 anos, sua produção cai 1% a cada ano.

As fibras de colágeno são degradadas por enzimas e a síntese pode ser diminuída pela exposição aos raios ultravioleta do sol, o que pode levar ao foto envelhecimento ou enrugamento. A decomposição do colágeno também é afetada por outros fatores, como poluição, fumo, álcool e estresse.

Portanto, a renovação celular da pele fica mais lenta, deixando- a irregular, menos hidratada e com elasticidade e firmeza comprometidas. O que abre caminho para o envelhecimento precoce ( rugas, linhas finas e flacidez). Há também o comprometimento das cartilagens do corpo que começam a enfraquecer com o passar dos anos.

Como evitar a perda de colágeno e estimular sua produção?

Nem tudo está perdido. A produção de colágeno pode ser aumentada melhorando o metabolismo da pele. Os procedimentos de laser e ultrassom podem ajudar a estimular a produção de colágeno.

Uma outra alternativa mais acessível e menos invasiva é o uso de ativos tópicos por meio dos dermocosméticos. O retinol por exemplo é um grande aliado na síntese de colágeno e uma excelente alternativa aos procedimentos em consultório. Além dele, investir em outros ativos que preservam e estimulam a síntese colágeno, como vitamina C, zinco e ácido hialurônico – e uma dieta e estilo de vida saudáveis, também podem ajudar a prevenir a destruição do colágeno.

retinol booster e trio serum sou

Melhores produtos que promovem a produção de colágeno para a pele

Na busca sem fim por uma pele mais saudável, saber é, de fato, metade da batalha. A outra metade? Encontrar os produtos certos para dar à sua pele o tão necessário impulso de colágeno.

Na Soushine temos duas opções com ativos que vão  estimular a produção desse composto de forma bastante eficaz.

Um verdadeiro Ritual noite e dia, para 24 horas de cuidados e tratamentos contra o envelhecimento precoce. Optamos por eles na versão serum, com Retinol, Vitamina C Nanoencapsulada, três tipos diferentes de Ácidos Hialurônicos e muito outros ativos que vão deixar a sua pele linda e saudável com o uso contínuo. Ahh, tem textura leve, agradável e não deixam a pele oleosa, ideal para o nosso clima Brasileiro.

Retinol Booster + Trio Serum Sou: Combinação perfeita para estimular o colágeno para a pele

A combinação perfeita para estimular a produção de colágeno na sua pele.

A FORMULAÇÃO? Sem corante, álcool e Parabenos. Não contém também ingredientes de origem animal. Cruelty free.

Quer incluir o Retinol Booster + Trio Serum Sou na rotina de skincare? Clique em saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *